quarta-feira, novembro 26, 2008

Cheira a Natal

Cá por casa o Natal chegou cedo este ano.
O pinheiro está montado, faltam as bolas, que estou a fazer render o peixe.
Já temos presépio e umas luzes penduradas.
A árvore do quarto deles também já está a postos, afinal dá jeito como luz de presença.
A impaciência deles aumenta diáriamente.
A ansiedade também.
Este ano vai ser cá em casa, vamos ser 18!
Que bom!

Molusco contagioso

É o nome de uma doença/patologia.
Esta é nova, não fazia parte dos meus ficheiros.
É provocada por um virus que abunda em balneários e piscinas e é muito contagiosa. Manifesta-se por inúmeras pintinhas vermelhas espalhadas especialmente nos sovacos, pescoço e ancas, mas pode alastrar a todo o corpo. Numa fase mais avançada tornam-se borbulhas e ganham liquido. Não chegámos lá. A pomada depois do banho foi suficiente!

Passou pelo David, este mês!

2º Dente

Mais um dentinho que caiu. O segundo, no sábado. O meu tagarela, que fala pelos cotovelos, tem uma dicção assim um bocado para o esquisito. Coitado, com uma fenda em cima e outra em baixo...

Mas lindo, lindo foi o comentário dele: "Já sabes mãe, não vale a pena pôr debaixo da almofada porque a fada amanhã não trabalha"

segunda-feira, novembro 03, 2008

O mais novo

Cresce a olhos vistos;
Já conta até dez, veste-se sózinho todas as manhãs, embora por vezes seja preciso despi-lo para começar tudo outra vez, também se calça sozinho, mas troca sempre, eu disse sempre, os pés, come desalmadamente (já o tinha dito, não?) e na escola é o aluno mais atento e interessado da Céu.
Também tenho uma colega de trabalho com o mesmo nome, e se falo nela cá em casa, ouve-se sempre uma vózinha: " Quem mãe, a minha Céu?", ao que eu respondo " Não David, a minha!"
Todas noites vem para a nossa cama lá pelas 6h, e pergunta sempre se pode ir para lá um bocadinho, porque há monstros da parte de fora do quarto dele.
Já sobe e desce sózinho para a cama do irmão, e o beliche continua a ser o brinquedo favorito deles.
Preocupa-se sempre se já dei comida aos peixinhos. Adora dar comida à gata.
Já passou do metro de altura há dois meses e continua elegante, de fazer inveja, com os seus modestos 14 kg.
É, e sempre foi, muito diferente do irmão. Na fisionomia, nos traços e na constituição física. Vai ser um pedaço de homem este míudo! E já é um grande sedutor!
Está lindo o meu David!

Declaração de amor..."à gajo"

Mãe, gosto de ti daqui até ao pai do Cristiano Ronaldo!

E eu deliciei-me, claro!

(Daniel)

terça-feira, outubro 14, 2008

segunda-feira, outubro 06, 2008

Fins de semana

Nada como uma ida ao hospital e duas visitas ao centro de saúde para animar um fim de semana Outonal...

Primeiro foi no sábado, com o mais velho: deixei-o cair na casa de banho quando o tirava da banheira enrolado na toalha, não sei como, escorregou-me das mãos e pimba, acertou com o queixo em cheio na sanita.

Lá fomos a correr para o hospital à procura de agulha e linha para lhe costurar o dito. A médica que nos atendeu, simpáticamente pergunta "Então Daniel, o que aconteceu? Caíste? Como foi?"; mal abri a boca para contar o sucedido sou interrompida por uma mão ao alto e por um " Eu explico!". Juro que me passou pela cabeça que o puto me ia difamar, já estava a imaginar as assistentes sociais a tirarem-mo por maus tratos, e tal, mas afinal contou exactamente o que tinha acontecido...
E depois não foi preciso a agulha, aquilo resolveu-se com uns steryl qualquer coisa, que se colam no corte fazendo uma ligeira pressão.

Mas nele, estas modernices não funcionam. Escusado será dizer que 4 horas depois estávamos no centro de saúde com o curativo encharcado de sangue, mas não lhe fizeram mais nada. O dito durou até hoje, chegou do infantário só com o penso exterior, lá dentro já tinha ido tudo à vida. Eu que não sou nada dada à costura, bem dizia que aquilo precisava de uns pontitos, mas quem sou eu...

Domingo, o mais novo achou que seria ele o centro das atenções e vai de arranjar uma amigdalite. Nem sei porque se perde tempo nos centros de saúde com estas coisas, bastava ter chegado à recepção e ter dido " Era um augmentim se faz favor", mas pronto, há que dar emprego a todos, e afinal aquela gente é tão simpática que se vê mesmo a felicidade deles por trabalhar num Domingo, ainda por cima feriado.

O puto está como novo, hoje ficou em casa e nota-se que os niveis de energia estão carregadíssimos...

segunda-feira, setembro 29, 2008

Pause

O pai contava-lhes uma história, quando é interrompido pelo primogénito:

-" Pai, espera um bocado, carrega no pause" - e corre para a casa-de-banho...

Genuíno

Mensagem recebida esta noite:

"Menina Silvia se faz o fabore de ver os relogios que eu desliguei a luz para linpar o ixsaotore"

Da minha empregada, uma querida!

Gosto desta genuídade!

E não é gozo, tenho o maior respeito por todas as pessoas honestas e trabalhadoras, seja qual for a sua instrução.

sábado, setembro 20, 2008

A fada dos dentes

como era de esperar, não deixou nada para o Daniel naquele dia.

Manhã de Domingo, sou acordada por ele muito triste, com o dente na mão e com uma expressão de desgosto. Bem, pensei eu, agora desenrasca-te, afinal o miúdo tem razão e o facto do dente ter caído ontem ao fim da tarde não é desculpa porque já andava a prometer há uns dias.
- Herrr, se calhar as fadas não trabalham ao Domingo - saíu-me...
e colou, pois ele achou justo que elas tivessem direito a descansar e concordou em esperar até ao outro dia.
Mas cá em casa reina a mania de deixar tudo para a última, e quando à noite ele vai para a cama e pede ao pai o dente para pôr debaixo da almofada, eu arregalo os olhos e insulto-me pelo esquecimento.
Merda, amanhã tenho que inventar mais uma...

Manhã de segunda-feira, e sou novamente acordada pelo Daniel ainda mais triste e desolado, desta vez com o dente embrulhado em película aderente à moda do pai (muito). Olho para o embrulho e faz-se uma luz cá dentro:
- Ó Daniel, claro, como é que querias que a fada visse o dente? Ela deve ter olhado para isso e julgou que era lixo! Logo sou eu que te vou pôr o dente na almofada, está bem?
(Obviamente o pai estava a ser fulminado com o meu olhar, não fosse ele desatar numa gargalhada descontrolada.)
E o míudo, no auge da sua inocência, acreditou e concordou mais uma vez.
Meu rico filho!

Não, não voltei a esquecer-me. Na hora do almoço corri a comprar uma caixinha para o dente e um despertador que ele queria de presente.

Terça-feira fui acordada com uma vóz a sussurrar "Mãe" no meu ouvido. Abri os olhos e lé estava ele, com o embrulho na mão e um sorriso que iluminava o quarto todo.

- Ela veio, Mãe, e trouxe-me uma prenda!

Do David

- Mãe, a tua avó já morreu e foi para o tecto?

Hipoglicemia

O acordar cá em casa foi igual a todos os outros dias;

Mas, depois do meu banho, o Daniel está deitado na minha cama, completamente encharcado, vermelho na cara e o suor a escorrer por todos os poros e quase inanimado;

Não podia ser febre, tínhamos estado a brincar todos na cama uns minutos antes, e não havia indícios de que ele estivesse doente. Completamente desesperados, corremos a telefonar para o pediatra, que calmamente nos alertou para uma hipoglicemia, visto estar em jejum e que bastava algo doce para ele melhorar.

E assim foi, pouco depois de beber o leite com muito chocolate, começou a melhorar e a ser o nosso Daniel outra vez.

Foi uma surpresa, pois as horas que passou em jejum não foram mais do que as habituais, e nunca me passou pela cabeça que uma criança desta idade pudesse ter uma quebra de açúcar , mas afinal é mais frequente do que julgava.

Um valente susto que espero não se repita.

Hoje

dia quente de chuva grossa,
finalmente um raio de sol rompe as nuvens,
e o mais velho pergunta:

- Mãe, e agora, vamos ver o "barco íris"?

segunda-feira, setembro 08, 2008

Tarde de cinema

Eu até adorei a ideia das madrinhas deles os levarem para o cinema numa tarde de sábado.

Souberam muito bem as duas horas que pude passear no shopping, entrar em todas as lojas e ver tudo com calma sem me preocupar com as asneiras em série dos dois...

...mas ó minhas meninas, era escusado ser um filme de Kung Fu, é que o raio dos putos ficaram histéricos com aquilo...

Arre, já não posso mais com gritos e ataques com pés e braços um ao outro e claro, à pobre da gata!

Do Daniel - estreias

Sábado foi em grande;

Começou com o teu 1º treino de futebol, num clube a sério, com um campo a sério, relvado, com chuteiras de pitões (acho que se escreve assim), calções, camisola e meias até aos joelhos, e com as bancadas cheios de pais e mães babados como nós.

A partir de agora vai-se acabar a vantagem de podermos usar a tua ida como pretexto para te portares bem, vais perceber que o professor não te pergunta nada daquilo que dizíamos, e é pena, pois à custa disso conseguimos que fosses para a tua cama e que adormecesses sózinho a horas decentes.

domingo, setembro 07, 2008

Do Daniel - Dentes


Parece que ainda no outro dia nasceste.

Ainda há pouco te carregava ao colo.

Ontem, sábado, caiu o 1º dente!

Estás inchado de orgulho, afinal é suposto ser só com a entrada para a primária!

Ficas ainda mais lindo com esse espaço enorme na tua boca!


(Agora quero ver como vou fazer amanhã para justificar a ausência da fada, é que não houve mesmo tempo para compras este fim de semana)


segunda-feira, agosto 11, 2008

Obras

Há quem me chame doida, há quem não me compreenda...

Felizmente tenho um marido que alinha na loucura de, ao fim de cinco anos a viver num apartamento estreado por nós, fazer obras.

Foi uma semana inteirinha de pó. Tanto que cheguei a roçar o arrependimento. Mas não, isto está entranhado em mim, nos meus genes, e o resultado final valeu a pena.

Duas casas de banho novinhas em folha! (sim, além do pó ainda fomos obrigados a tomar banhinho na mamã todos os dias). Foi desde o chão às paredes, passando pelos móveis e pelas louças, nada ficou como dantes.

Eles andam excitadíssimos, com a casa de banho nova deles e com o quarto...

...pois, o quarto...

Diz a minha mãe que o meu sonho foi sempre ter um beliche, e finalmente realizei o meu desejo: um fantástico beliche que triplicou o espaço no quarto deles e um papel de parede que não me canso de contemplar.

O raio do papel é mesmo bonito!

E o quarto ficou mesmo lindo!

1º dia de férias

e chove desalmadamente...

Obrigada S.Pedro, não me posso queixar, sabes que eu detesto o calor não é?

Pronto, eu reconheço, não me importo nada com este tempo, afinal só para a a semana é que vamos "de férias".

Complicado é manter os dois ocupados/divertidos sem ser em céu aberto.

quinta-feira, junho 26, 2008

A festa

Foi a primeira festa feita fora de casa e com os amiguinhos da escola.

Quinze meninos e meninas brincaram, correram, passearam, no magnífico espaço que é o Parque Biológico de Gaia.

No final tive direito a um abraço que valeu mais que mil palavras.

O meu filho estava feliz, e isso via-se nos olhos dele.

O dia

do aniversário foi passado na escolinha.

Levou o bolo feito pela mãe (que terá direito a post em breve) e à hora do lanche apareci de surpresa para também lhe cantar os parabéns.

Não sei quem se comoveu mais; eu a ouvir um refeitório cheio de crianças a cantar para o meu filho, ou ele que ficou tão feliz por eu estar lá.

O jantar foi escolhido por ele (lasagna) e o repasto confecionado pelo pai foi partilhado com os avós e com as primas.

Depois foi o bolo novamente, com os tios e tias do costume.

Pena foi a derrota de Portugal frente à Alemanha...

5

anos!

O post tem uma semana de atraso, que o tempo tem sido pouco.

O meu bebé já tem cinco anos!

Parabéns meu amor!

terça-feira, junho 10, 2008

Preparativos

O dia e a hora estão reservados, os convites já estão na nossa mão.

Este ano são especiais: os nomes dos convidados e o dele são escritos por ele.

Está mesmo a crescer! tão depressa filho, não tenhas tanta pressa...

Dia de ponte

um dia de férias da mãe, uma gazeta à escola dos míudos, uma visita da madrinha espanhola e uma ida à aula de natação especial.

Hoje não foi com os colegas, não se despiu/vestiu no mesmo balneário dos colegas.

Hoje foi com a mãe, mano e madrinha, e a alegria e o orgulho eram evidentes nos olhos dele.

Hoje foi o primeiro nas corridas dentro da piscina.

Hoje era a mãe dele que estava lá, onde as outras mães costumam estar...

Comércio Tradicional

Moro aqui há quase cinco anos e só hoje decidi tirar as fotos do rapaz no laboratório de fotografia cá da rua;

Oito fotos tipo passe mais um postal são 3 € mais baratas que as 6 mais postal que habitualmente pagamos no shopping!!!

domingo, maio 25, 2008

Querida avó

Hojes farias 98 anos.

Partiste tão cedo...

Beijos

Peço desculpa

mas preciso de extravazar a minha raiva...

acabei agorinha mesmo de fazer um pagamento ao estado de quase 175,00 €, e de uma coima...

e só o fiz porque também acabei agorinha mesmo de submeter a minha declaração de IRS e os gajos ameaçaram não considerar os benefícios fiscais...

são uns grandes filhos da p*##, é o que são!!

segunda-feira, maio 05, 2008

3

3 anos!

Com 3 anos estás lindo, crescido, safado, esperto, traquina, sedutor, irresponsável e muito, muito inteligente.

Tens perfeitamente a noção que és o mais novo e que haverá sempre alguém a olhar por ti, por isso não refreias os teus desejos e atiras-te literalmente de cabeça às brincadeiras.

No alto dos teus quase 100 cm, nesse teu corpinho esguio onde consegues meter tanta comida a cada refeição, nas tuas pernas magras e tão cheias de negras, está a tua carinha linda, com esse ar de anjo que esconde um perfeito diabinho e com o sorriso mais sincero que já alguma vi.

És uma criança feliz, um perfeito palhacinho sempre pronto para a brincadeira, de preferência com o mano que adoras.

És o nosso pilecas e amamos-te muito.

Parabéns meu amor!

sexta-feira, maio 02, 2008

Contagem decrescente

para o terceiro aniversário do pirralhito mais novo...

Baterias carregadas

nestes últimos dias.



Umas mini-férias num local de sonho, com boa comida, muito descanso, bons passeios e uma ida há muito desejada ao badoca park, souberam mesmo bem.



Eles adoraram a liberdade que a casa proporciona, as caminhadas até à praia, e claro, o badoca, que adorámos, recomendamos e já temos vontade de repetir

sexta-feira, abril 18, 2008

Porque será

que as crianças não conseguem falar sem ser a gritar?????

A morte

é um tema sobre o qual o mais velho frequentemente me questiona.

E eu não lhe sei responder, tento mudar de assunto, pois também a mim me faz tanta confusão a morte...

Eles

querem uma mana. E pedem-na várias vezes.

Eu também!

Mas ainda não é para já!


(Nem tão cedo, é um projecto mesmo a longo prazo)

O mais novo

à custa de uma conjuntivite, teve uma tarde só para ele.

Ligaram-me do infantário a meio da manhã, fui buscá-lo ao almoço e perante tão boa disposição dele e tanto trabalho meu, decidi levá-lo para o meu trabalho.

Perguntou-me duas ou três vezes se sim, se ia comigo para o trabalho, incrédulo, afinal foi a primeira vez: "no teu tabaio? lá dento? e poxo entá?"

Põe a lingua de fora sempre que alguém fala com ele e não lhe arrancam uma palavra, no entanto, toda a gente daquele piso foi espreitar a minha sala pois a voz dele não passou despercebida.

Três horas depois, já só dizia: "mãe, vamos emboia, já acabei o tabaio, vamos mãe, tou canxado"

O mais velho

ontem ao jantar:

- Hoje acho que vou fazer um bocado de dieta.
- Ah, sim e porquê - pergunto-lhe
- Estou um pouquinho gordo
- Está bem - disse-lhe julgando que ficava só pela tentativa de ser engraçado
- Hoje não como sopa!

Com o tom de voz mais firme e seguro que já lhe ouvi!!!

terça-feira, março 18, 2008

Da Rufufa

A vacina do David não foi tomada como prescrita; eu tentei dar-lhe a capsula diluida em água durante 10 dias seguidos, mas não consegui evitar que a doida da nossa gata bebesse uma dose inteirinha enquanto o diabo esfrega um olho...

Bem, pelo menos que não lhe faça mal!

sexta-feira, março 07, 2008

Mau....

Esta semana 2 pessoas perguntaram-me se estava grávida...e, se calhar por simpatia, não se referiram à acumulação de matéria gorda que guardo desde o nascimento dos meus filhos, mas sim "à minha cara"...

Se o DIU se deslocar, é suposto eu dar por isso, não????
Ontem foi dia de experiências na escola.

- Sabes mãe, aquelas folhas onde fazemos os desenhos não deixam passar a luz! A Carla mostrou-nos com uma lanterna. E sabes como se chama a estas folhas?

- Sim Daniel, são opacas, não é?

- Sim, mãe, e depois há outras que passa a luz...

- E como se chamam essas?

- Estamparentes!!!!!!

Doce Inocência

quando em conversa comigo me confidencia que o Rafael tem 5 namoradas;

" Ó mãe, já viste, se o Rafael tivesse 5 namoradas tinha que comer todos os dias na sala!"

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

O meu bébé

já é "gande"!

A chupeta é "pocaía"e já não faz falta, a fralda da sesta também já foi eliminada desde segunda-feira, e agora só falta mesmo comer fruta.

E no final do dia, quando o vou buscar, lá está ele, orgulhosamente a dizer "não fiz xixi, eu já xou gande!"

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Cinco!

E se de repente de duas crianças em casa passassem a cinco?



Foi o que aconteceu na 3ª feira, por umas horas claro!



Cheguei ao infantário e a mãe do Rafa tinha se sentido mal, a mãe da Mariana estava com ela, mas achámos melhor levá-la ao hospital; Rafa,Mariana e Jair que esperava na escola primária vieram comigo para nossa casa e elas seguiram para o hospital.



Houve sopa para todos e por sorte tinha passado na peixaria e trazia uns filetes, que se dividiram por todos.

Ah, e para terminar bem, o tio Helder ainda apareceu para jantar.

Bem, ter cinco crianças assim em casa em estado avançado de excitação é obra!!

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Férias

Os planos foram outros.

Iríamos passar estes 4 dias a terras do Douro, na quinta de Stª Marta, mas o mau tempo veio estragá-los.

Afinal de que servia meter 3 crianças dentro de uma casa com um espaço enorme lá fora sem que pudessem usufruir?

Mas, está a saber tão bem ficar em casa...

A cereja no bolo

veio com a mudança de instalações no trabalho.

Subimos ao último andar, eles (os meus meninos e meninas) para uma sala 4 vezes maior, eu para um gabinete agradável virado a nascente, que apesar de frio agora vai ser uma delícia no verão.

E o gozo que me deu planear, encaixotar, desencaixotar, arrumar, limpar, decorar, etc, etc, etc,

Parece que o ano começou bem!

Cá em casa

Temos móveis novos no nosso quarto, um escritório remodelado e tantos planos de obras e coisas novas.

Uhmmm, eu gosto tanto disto!!!!

Na sexta-feira

Levei para o infantário um cogumelo magricela e um pirata valente!
Como sempre, a máquina fotográfica tinha as pilhas sem carga...

terça-feira, janeiro 22, 2008

Do Daniel

- Mãe, porque é que o João Pedro carregou no comando da chuva?

( Refere-se ao S.Pedro e acredita piamente que tem um comando para controlar o tempo)

Palavras que restam

de uma linguagem cada vez mais aperfeiçoada, mas que, por gostar tanto de as ouvir, não quero perde-las:

- Fuíqueta (bicicleta)
- Rufamenta (ferramenta)
- Quistório ( Escritório)

e como sempre não me lembro de mais nenhuma.

Post a actualizar!

Ó Tempo

podes por favor andar um bocadinho mais devagar?

ROSA

porque vivo rodeada de azul!