segunda-feira, setembro 10, 2007

Eu já devia saber

...que o nosso passeio de comboio ia acabar assim...

Ainda em Agosto e para lhes satisfazer a curiosidade (a do David especialmente, que o Daniel já tinha experimentado) fomos dar um passeio de comboio; chegada à estação e depois de questionar o funcionário acerca dos bilhetes deles eis que começa o filme:

- Ah, as crianças só pagam a partir dos 4 anos, e ele ainda não tem pois não?

Instintivamente, pai e mãe respondem em coro Não!, e o atento petiz, que por acaso até estava todo divertido e distraído (achávamos nós) a carregar nos botões da máquina de venda de bilhetes automática, contesta prontamente, alto e a bom som:

- Ei, eu já tenho 4 anos!!!!

Valeu-nos a gargalhada do funcionário, que nos aliviou a vergonha e lá fomos nós, sem o bilhete do míudo encorajados pelo divertido senhor.Seguiu-se a habitual conversa, não fosse ele deixar-nos ficar mal perante o revisor, e combinámos que para que não mentisse, apenas teria que ficar caladinho;

Já dentro da carruagem, as gargalhadas nossas, e dos restantes passageiros, seguiam-se às saídas caricatas do Daniel, umas atrás das outras, entre as quais, olhando para o autocolante de prioridade a grávidas colado no devido local reservado :" mãe, as pessoas gordas não podem andar de comboio?", veio a melhor de todas, quando finalmente chegou o "pica" ele olha e pergunta-me bem alto: "mãe, é este o senhor com quem eu não posso falar?"

Felizmente a viagem estava a chegar ao fim, e secas as lágrimas da risota que foi, ficou a lição:

Não adianta ensinar valores aos nossos filhos se nós próprios não os pomos em prática. Fiquei mesmo envergonhada, não por não ter pago o bilhete de uma criança que ultrapassou o limite há pouco mais de 2 meses, mas por ter agido desta maneira em frente a ele, dando-lhe um exemplo que não quero que ele siga...

1 comentário:

Ana disse...

eh!eh!
ja era de esperar do daniel,não??!!
ele é demais mesmo!!

beijocas!

ana e susaninha